Passear com os pets no verão, é quase um desafio. Principalmente com os que sofrem nessa estação com a respiração, como pugs, buldogues, que são os mais prejudicados.
Os animais também sentem calor, por mais que a gente não os sinta transpirando, eles podem ter alguns comportamentos que evidenciam que eles estão sofrendo com a alta temperatura e também podem transpirar, mas por lugares diferentes.
Os animais não apresentam glândulas sudoríparas para a liberação do calor, então eles necessitam de outras alternativas para diminuir a temperatura corporal.
Os cachorros transpiram através da língua, enquanto os gatos sofrem nas almofadinhas das patinhas. Portanto, alguns cuidados devem ser colocados em dia para que o seu pet não passe tanto calor em uma das épocas mais quentes do ano.
Como saber se meu pet está com calor?
O ideal é prestar atenção no comportamento. Verifique se a respiração do seu cão está mais ofegante, se a salivação está excessiva, confusão mental e até mesmo apatia. Todos esses são sintomas de que está na hora de refrescar o seu amigo!
É importante manter seu pet refrescado nesses dias pois o calor intenso pode dar início à hipotermia, o que pode ser extremamente perigoso.
Veja a seguir algumas dicas de como manter o seu pet bem nos dias de verão.
Garanta a hidratação
Em dias de temperaturas altas é importante que você garanta que o seu pet esteja bem hidratado, já que é preciso repor o líquido que foi perdido por conta do suor.
Mesmo que você não perceba alguns detalhes no comportamento, ofereça água e deixe à disposição.
Passear com cachorro no verão em horários específicos
Com os dias quentes, o asfalto costuma ficar extremamente quente e nós humanos sentimos um grande desconforto em andarmos descalços, e com os cães não é diferente.
De manhã procure passear antes das 10h da manhã, quando os raios do sol ainda não estão muito quentes, ou se preferir vá após as 16h, quando o sol já está indo embora.
Em casa também tome o cuidado de deixar o ambiente o mais refrescante possível, pois os pisos dentro de casa também podem ficar desagradáveis para os animais.
Banhos e tosas
Banhos sempre são uma saída para ajudar seu pet a se refrescar, então mantenha o hábito com mais regularidade.
Se o seu cão tem muitos pêlos, outra boa alternativa para refrescá-lo é aderir à tosa. Lembrando que a tosa não deve ser feita muito rente à pele, já que os animais tem uma pele muito sensível e uma tosa muito próxima da pele pode gerar problemas para a saúde.
Mantenha seu amigo em locais frescos
Para passear com o cachorro no verão, além de procurar sair apenas em horários mais frescos, sempre procure deixar o seu pet à vontade em lugares mais gelados.
Não o deixe em locais fechados e sem circulação de ar. Quando sair, procure se manter na sombra ou em locais mais frescos e sempre ofereça água para o seu amigo. Leve uma garrafa para você e outra para o seu animal de estimação.
Aposte nos protetores solares
Assim como para os humanos, os animais também necessitam de proteção contra os raios ultravioletas. Nos cães, a exposição sem proteção pode causar doenças sérias de pele como a dermatite actínica e câncer de pele.
No mercado é possível encontrar alguns protetores destinados para os cães e auxiliam nos dias que o sol está escaldante.
Do contrário do que pode-se imaginar, não é somente na praia que os protetores devem ser aplicado nos cães, pois assim como seus tutores, os cães ficam expostos mesmo dentro de casa, então o indicado é passar o protetor diariamente.
Os donos de cachorros com a pelagem branca inclusive, devem ficar bem atentos e criar o hábito do protetor diário.
A dica para os cães de pelagem longa é bem simples: procure passar o protetor em áreas com uma quantidade menor de pelos como focinho, orelhas e barriga.
A reaplicação deve acontecer, assim como nos humanos, de 2 a 3 vezes por dia. Mas não é recomendável apostar nos mesmos protetores que você utiliza, então é recomendável ir até um veterinário para ele indicar qual é o melhor produto para o seu animal de estimação.
Cuide bem da saúde do seu pet
Agora que você já sabe como proteger o seu pet, lembre-se de cuidar bem da higiene dele. Além de garantir uma boa saúde, a higiene do seu pet pode ajudar também a em dias quentes.
Leve-o ao médico veterinário com frequência e garanta todos os cuidados que ele necessitará ao longo da vida.