Sobre a Leishmaniose nos links abaixo

SEMANA NACIONAL DE CONTROLE E COMBATE Á LEISHMANIOSE, ITUTINGA NADA!!!

Diário Oficial da União a lei que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. A comemoração será anual, na semana que incluir o dia 10 de agosto.

O objetivo é estimular ações educativas e preventivas e promover debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose. A iniciativa também deve apoiar atividades da sociedade civil e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à doença.
EM LAVRAS FOI REALIZADO NO DIA 17 AGOSTO, EM ITUTINGA NADA NADA NADA…
JÁ QUE NÃO FIZERAM O OBSERVATÓRIO FAZ, POIS ESSA DOENÇA É MUITO PERIGOSA!!
O CONTROLE DESTA DOENÇA DEPENDE DE TODOS NÓS, INCLUSIVE DE VOCÊ
A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.
COMO ESSA DOENÇA É TRANSMITIDA?
O parasito é encontrado no sangue, vísceras e pele de cães que estão acometidos pela doença e é transmitido aos humanos pela picada de um inseto, também chamado de mosquito-palha. O inseto pica o animal doente, adquire o parasito e ao picar um humano ou outro cão sadio, transmite a doença.
Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.
QUAIS OS SINTOMAS?
 
HUMANOS: Febre durante muitos dias, perda de apetite, emagrecimento, barriga inchada, fraqueza e anemia.
CÃES: Desânimo, fraqueza, perda de apetite e peso, feridas na pele(focinho, orelha, cauda e patas), crescimento exagerado das unhas, perda de pelo e barriga inchada.
COMO PREVENIR?
Manter a casa e o quintal limpos, embalar muito bem o lixo e não jogar lixos em terrenos baldios, evitar o acúmulo de matéria orgânica com restos de comida(folhas de árvores e fezes de animal), colocar telas na residência e no abrigo dos cães, usar no cão produtos repelentes do inseto, com coleiras impregnadas com Deltametrina, evitar passear com o cão de seis horas da tarde ás seis horas da manhã(horário de atividade do mosquito).
TEM TRATAMENTO?
Para HUMANOS o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde(SUS) e deve ser procurado assim que observados os sintomas.
Para os cães o tratamento é PROIBIDO,  de acordo com o decreto n. 51.838 de 1963
ATENÇÃO, NÃO TRATE O SEU CÃO SE ELE ESTIVER COM LEISHMANIOSE  VISCERAL.
O TRATAMENTO DESSES CÃES, ALÉM DE SER ILEGAL, COLOCA EM RISCO A SAÚDE DA SUA FAMÍLIA, DE SUA COMUNIDADE E DOS OUTROS CÃES, INFELIZMENTE RECOMENDA-SE A EUTANÁSIA.
Estive na tenda e colhi várias informações, foram disponibilizados 100(cem) teste rápido para detectar a doença, e o tempo que estive acompanhando, foram detectados essa patologia em 2(dois) cães. Essa campanha é do governo com a participação de todos os municípios por isso se chama SEMANA NACIONAL,  ITUTINGA como sempre atrasada esse ano não vai ter, essa é aadministração da secretária de saúde de ITUTINGA, QUE ATÉ HOJE NÃO SABE O CARGO QUE OCUPA!!!
Fonte: UFLA, VIGILÂNCIA AMBIENTAL, NEP(NÚCLEO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA), FOTOS DA INTERNET, DIÁRIO OFICIAL.

 


Fatal error: Uncaught CurlException: 28: connect() timed out! thrown in /home/diganaoaleishmaniose/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 996