Fim da carrocinha: Lei proíbe eliminação de cães e gatos no Brasil

É LEI, APROVADA!

Prática de eutanásia deverá ter laudo disponibilizado as entidades de proteção animal

A Lei Nº 14.228 proposta pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP), foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na quarta (20.out.21). A partir desta quinta fica proibida a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais, antes, sem regulamentação, execuções eram de animais eram feitas após serem levados por veículos de zoonoses, popularmente conhecidos como “carrocinha”

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de setembro. Antes, já havia sido aprovado pelo Senado. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (21.out.2021) do “Diário Oficial da União”. Veja íntegra AQUI.

Só “pode matar o bichinho”, se ele tiver diagnóstico de doenças graves ou enfermidades contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais — o que deve ser justificado em laudo técnico.

A Lei foi proposta pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP) e diz que as entidades de proteção animal devem ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da eutanásia nesses casos.

Define que exceto em casos de doenças contagiosas o animal deverá ser disponibilizado para resgate por entidade de proteção dos animais.

Se alguém descumprir a Lei, responderá a penas de prisão e multa previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/diganaoaleishmaniose/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273