22/11/2011 16:36
Especialista recomenda evitar contato de cães com transmissor da leishmaniose
O mestre em Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia e doutor em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Vítor Márcio Ribeiro defendeu a eutanasia dos cães infectados somente em casos especiais e não indiscriminadamente. “Desde 1963, a medida mais anunciada de prevenção da leishmaniose no Brasil é a matança de cães e isso não impediu a proliferação da doença”, disse.

Ele recomenda o uso de tratamentos que evitem o contato dos cães com o mosquito vetor da doença, como inseticidas e coleiras com inseticidas. “Há tratamentos alternativos desenvolvidos em sociedades que não aceitam naturalmente o extermínio de animais”, disse.

O especialista participa de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família para discutir o Projeto de Lei 1738/11, que torna obrigatória a vacinação anual de cães e gatos contra a leishmaniose.

A reunião ocorre no Plenário 7.

Tempo real:

16:29 – Sociedade de Medicina Tropical critica sacrifício de cães por leishmaniose
15:36 – Ministério garante que não há vacina que previna a leishmaniose em cães
09:25 – Audiência debaterá medidas de prevenção contra leishmaniose
Íntegra da proposta:

PL-1738/2011
Reportagem – Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção


Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /home/diganaoaleishmaniose/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/diganaoaleishmaniose/www/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>