Com a pandemia, vivida por todos, houve uma baixa nas atividades de muitos profissionais liberais. Com isso, muitos procuraram além de uma nova ocupação, ou um plano B, cursar algo que além de aprimorar conhecimento, fosse tb, uma forma de equilibrar a mente. Aqui, o jornalista Rodrigo Lico, com mais de duas décadas atuando na profissão, decidiu ingressar em um curso inusitado e totalmente divergente e diametralmente oposto de formação, o curso de banho e tosa para pets, algo que sempre teve vontade de praticar como lazer e “terapia” e eventualmente uma segunda profissão a ser conciliada com o jornalismo.
Lico revela que a princípio não pretende largar sua profissão, na qual possui desenvoltura, conhecimento técnico e prático, é possível conciliar, destaca ele. Mas revela que nada impede de conhecer outras áreas para se desenvolver e adquirir novas aptidões. O jornalista explica que: “o ser humano não pode ser estagnado, uma metonímia que utilizo frequentemente, é a de que: {não somos árvores para nascer, crescer e morrer no mesmo lugar}. Temos o espírito aventureiro, desbravador e constantemente ansiamos sempre por mais, conhecer e aprender novas coisas”, conclui Rodrigo.
O jornalista escolheu esse curso específico, por que sempre amou estar na presença dos animais, sempre foi tutor de cachorros desde sua infância, de diversas raças e tamanhos, e que a companhia dos pets é algo prazeroso e relaxante em sua vida. Durante o curso ele teve a oportunidade de conhecer mais sobre os animais de estimação, estudou raças, comportamentos, como tratar o animal em suas particularidades, a utilizar adequadamente ferramentas como: tesouras, máquinas de tosa, secador, soprador e produtos cosmetológicos em geral destinados aos pets.
Lico revela que este curso tem sido uma verdadeira terapia, mas não é tão simples e fácil como muitos imaginam e que concilia essa atividade com a sua profissão de comunicólogo é plausível. Ele conclama que outras pessoas experimentem essa experiência, diversificar seus nichos profissionais de atuação. Indubitavelmente isso proporcionará um conhecimento mais amplo e aprimoramento em outros ofícios e promoverá o desenvolvimento pessoal, profissional e social na vida, proporcionando lazer e relaxamento. “Um médico pode se tornar um excelente profissional de gastronomia; um advogado pode ser um surfista referência em esportes. É preciso se permitir, adequar o tempo, para o que lhe faz bem e evitar o stress de uma rotina caótica e atribulada de somente uma profissão que pode alienar e estagnar a capacidade das pessoas”, conclui o futuro groomer.
Rodrigo aconselha: “se permita desenvolver novas atividades, descobrir novos talentos e aptidões que você nunca imaginou possuir, desperte e pratique algo que amplie a sua sensação de bem estar em outra profissão além da que já exerce”. Para quem gosta de animais de estimação (cães e gatos) e quer conhecer esse universo promissor que cresce a cada dia, saber como cuidar melhor do seu pet, eu recomendo conhecer a escola Belas Patas, situada na zona leste de São Paulo, acesse (https://belaspatas.com.br/).
Aproveite e se inspire no Lico e comece hoje mesmo aquele curso que além de te trazer um conhecimento inusitado, ainda te fará mais leve e mais feliz!! Fica a dica!!