O parasita dos parasitas
Além do mosquito-palha, a leishmaniose visceral pode ser transmitida para cães e gatos por parasitas como o carrapato-marrom, Rhipicephalus sanguineus, e a pulga, Ctenocephalides felis felis. Em 2005, uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais apresentou essa possibilidade na revista Veterinary Parasitology, hipótese que agora foi reforçada por uma equipe do Instituto Adolfo Lutz (Parasitology Research, agosto de 2011). Fábio Colombo, do grupo coordenado por Vera Pereira-Chioccola, examinou 73 cães capturados em Mirandópolis, no interior de São Paulo, e constatou que 60 tinham leishmaniose,
40 abrigavam pulgas e quase todos, carrapatos. Segundo análises de DNA, a taxa de infecção pelo protozoário Leishmania, causador da doença, foi de 28% nas pulgas e acima de 50% nos carrapatos. Estudos de RNA indicaram que havia protozoários vivos no interior de ninfas de carrapatos retirados de cães infectados.
10:45
Olá, vcs saberiam informar se, assim como um cão contaminado, as pessoas contaminadas que forem picadas pelo mosquito, esse mosquito passa a ser transmissor tb? Pois vejo muito falarem em transmissão do cão para o homem (através do mosquito) e nunca o inverso! Se for possível essa forma de contaminação, creio que as pessoas contaminadas tem potencial maior de “espalhar” a doença do que um cão que use a coleira Scalibor. A Duvido que as pessoas teriam a preocupação de usar repelentes para não serem picadas e em termos de repelente , o Scalibor é mais efetivo e prático que os repelentes humanos.
Gostaria que se possivel mandassem cópia da resposta para meu e-mail, pois realmente gostaria de saber sobre isso! (dricasantal@hotmail.com)
Obrigada
13:13
Adriana, de fato ninguém fala nisso porque querem culpar só os cães. Pessoas infectadas também podem infectar o mosquito vetor, que, consequentemente, pode picar e infectar outras pessoas e animais. Exatamente isso que você falou, tem muitas pessoas positivas assintomáticas, sem tratamento e sem usar repelentes.
15:27
Pois é, todos os infectados podem transmitir. O Cão´é a maior vítima. Temos que espalhar a informação da gravidade da leishmaniose. e o MAPA precisa tomar medidas burocráticas cabíveis para registrar o medicamento MIlteforan no Brasil. Atitude dos políticos e responsáveis, é isso o que está faltando.
DIGA NÃO À LEISHMANIOSE JÁ!!